domingo, 5 de dezembro de 2010

A TRAJÉDIA DA VIOLENCIA E OS JOVENS

Ser jovem hoje é correr risco. Isso porque o mundo tornou-se violento e essa violência atinge o jovem, ativa ou passivamente. A falta de amparo a este grupo de pessoas agrava cada vez mais este problema.

As discussões da sociedade contemporânea, como choque de culturas, desigualdade social e marginalização de parte da sociedade fazem os conflitos aumentarem cada vez mais, tornando o mundo mais violento.

O jovem está mais exposto a essa violência por diversos motivos, Um deles é justamente por ser jovem, onde não se é nem criança nem adulto. E isso faz o ser entrar em uma área onde faltam políticas sociais, deixando-o a mercê da sociedade.

Sem uma visão de futuro, oportunidade, empregabilidade ou sua socialização, o jovem pode cometer escolhas erradas, que o incluem na violência e ser vítima dela. Agravantes como o uso inconsiente do álcool combinado com direção e o consumo de drogas ilícitas fazem da juventude uma etapa arriscada da vida.

Devem-se construir políticas sociais específicas para o jovem desde sua educação, dando a ele oportunidades para uma vida melhor, livrando-o da violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário