segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CRISE MUNDIAL, A OUTRA FACE DA GLOBALIZAÇÃO

Certas tecnologias, como a internet, fazem do mundo uma teia, onde quase tudo está conectado com quase tudo. Isso tem lados positivos e negativos, pois foi essa interconectividade que ajudou a desencadear a crise mundial.

A rede mundial de computadores está acessível a muitas pessoas em todo o mundo. Fora sua influência no meio social, criando uma cultura global, ela também participa no campo econômico, fazendo pequenas empresas venderem para o mundo, ampliando seus mercados.

Grandes empresas e até países também participam deste mercado mundial, só que além: o mercado de ações. O risco existe porque este tipo de mercado é muito arriscado e unido com o inter-relacionamento que uma ação tem com outra, basta uma cair para as demais sentirem o impacto. E foi isto que motivou a crise econômica mundial.

Instalada a crise econômica, as empresas se desvalorizam, que faz entrar menos dinheiro no país, fazendo as negociações tornarem-se mais difíceis. Assim, a economia freia e não se consegue vender.

Desta forma, a globalização entre os mercados de todo o mundo faz todos seguirem um só caminho: o que a economia trilhar. Seja para ela aquecida ou freada. Mas talvez seja esse o preço das tecnologias, como a internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário