domingo, 2 de janeiro de 2011

IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NO APERFEIÇOAMENTO DO SERVIÇO PÚBLICO


A tendência mundial é que os serviços sejam informatizados, substituindo a burocracia que o papel ajuda a empregar pela agilidade e o dinamismo da informática. E no serviço público, essas qualidades são mais essenciais ainda e podem garantir eficiência e transparência.

O serviço público deve merecer a melhor maneira de como ser realizado, pois seu usuário final será a nação. Mas essa afirmação se contradiz com a atualidade. Tarefas dispendiosas, atendimento burocrático e inacessibilidade de informações são características ainda visíveis no serviço público.

Mas esse cenário está sendo alterado. Computadores e redes de “intranet” correspondem a mais dinamismo para o serviço. Alinhando tecnologia de informação com ferramentas certas de informática disponibiliza para o servidor público meios certos de atender a população.

Alinhando também com a “internet”, a informatização do serviço público traz, além de dinamismo e agilidade, descentralização de informação, que contribui para a transparência do serviço público prestado e para a redução de demandas, já que existe a possibilidade do usuário se auto atender.

Sabendo usar os recursos que a informática disponibiliza para o serviço público, o melhor resultado será o aprimoramento deste por meio daquele, onde quem ganha mesmo é a nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário